De acordo com a Especificação de precisão de dados Whois introduzida pela Internet Corporation para nomes e números atribuídos [ICANN] e em vigor a partir de 1º de janeiro de 2014, todo registrador deve verificar o endereço de e-mail do contato do registrante para cada nome de domínio de gTLD, no prazo de 15 dias após :
-
um nome de domínio sendo registrado com endereço de e-mail de contato do responsável pelo registro não verificado,
-
um nome de domínio sendo transferido de outro Registrador,
-
o contato do responsável pelo registro sendo substituído por um contato com um endereço de e-mail não verificado,
-
o endereço de e-mail do contato do responsável pelo registro sendo modificado para um endereço de e-mail não verificado,
OU
-
um endereço de e-mail não verificado sendo associado a um nome de domínio, após o nome de domínio ser movido para outra conta.
Observe que essa verificação não é exigida para ccTLDs e se aplica apenas a gTLDs e nTLDs, pois são regidos pela ICANN.
Conseqüentemente, um e-mail seria enviado do sistema para o endereço de e-mail do contato do registrante para verificação, quando uma das ações acima for executada.
Se o contato do registrante não concluir o processo de verificação em 15 dias, o nome de domínio será desativado. Em seguida, seria direcionado para uma página indicando o motivo da desativação, juntamente com instruções para ativar o nome de domínio. O nome de domínio seria ativado, uma vez que a verificação fosse concluída.
Durante esta duração de 15 dias, bem como após a desativação, seria possível a partir do Painel de Controle do Revendedor / Cliente:
-
atualizar os detalhes de contato do registrante
E / OU
-
reenvie o e-mail de verificação, caso o contato do registrante não o tenha recebido.