Para destacar um site ou blog nos mecanismos de busca, não basta pensar no layout e escrever conteúdos sobre determinados assuntos. É preciso entender sobre técnicas que garantem maior visibilidade e saber como utilizar as ferramentas de SEO disponíveis.
Entre as estratégias mais eficientes para um bom posicionamento orgânico, destacam-se os backlinks, que direcionam o leitor para outra página – seja externa ou do próprio site – a fim de oferecer uma espécie de complemento para aquilo que ele está lendo.
Mas afinal, o que são backlinks? Neste artigo, responderemos esta resposta e mostraremos os tipos de backlinks que você pode utilizar para atrair a atenção dos motores de busca.
Boa leitura!
3. Como utilizar os backlinks de forma estratégica?
São links posicionados de forma estratégica nos textos. Eles direcionam o leitor para outras páginas que ofereçam conteúdos de qualidade e que agreguem conhecimento àquilo que está sendo lido.
Trata-se de uma estratégia muito eficiente de otimização de conteúdo para SEO. Isso porque o Google vê os backlinks como um voto de confiança que um site está dando para outro, fazendo com que a página seja vista como mais forte e relevante.
Consequentemente, o mecanismo de busca melhora o seu ranqueamento, aumentando o tráfego orgânico de qualidade. Os backlinks podem ser:
Não há uma quantidade de links específica. Porém, é essencial que eles apresentem conteúdos de qualidade. Caso contrário, a estratégia pode acabar piorando o posicionamento no Google.
Outros sites também podem utilizar essa técnica direcionando para o seu site. Quando isso ocorre, você também se beneficia. Além de atrair mais visitantes e, com isso, aumentar o número de acessos, você passa a se tornar autoridade sobre determinados assuntos.
Os links identificados como nofollow não geram autoridade para as páginas. Normalmente, ele é utilizado quando não se quer criar relacionamento com o site vinculado.
Mas então porque ele é deve ser usado? Ele pode ser útil quando é preciso mencionar uma página por conter um dado importante, mas ele apresenta conteúdo duvidoso.
Outro benefício do nofollow é que não é lido como backlink pelos mecanismos de busca. Logo, evita-se que o ranqueamento da página seja afetado.
Diferentemente do nofollow, os dofollow links transmitem autoridade de uma página para outra. Caso o site seja sobre nutrição e um blog de gastronomia adiciona um link apontando para você, estará reforçando a relevância do seu conteúdo e demonstrando ser referência no assunto.
A mesma lógica pode ser aplicada quando você adiciona esse tipo de link no seu portal. Você estará mostrando que considera a outra página relevante, o que transmite uma mensagem positiva para o Google.
Todos os links, porém, devem levar a sites confiáveis. Caso contrário, a experiência do usuário será prejudicada, assim como sua reputação na rede.
Indica a quantidade de backlinks direcionando para o seu site ou blog a partir de um único domínio. Se o site possui vários links apontando para a sua página, será contabilizado como apenas um pelos mecanismos de busca.
Você sabe o que são backlinks de baixa qualidade? São os chamados Low Quality Links, que são originados geralmente de:
Por serem de baixíssima qualidade, podem prejudicar substancialmente a estratégia de ranqueamento.
Referem-se aos links que direcionam para outra página dentro de um mesmo domínio. Eles agem igual aos hiperlinks que direcionam para outros posts com conteúdos relacionados.
Esse tipo de backlink aumenta o tempo de permanência do usuário no blog e, portanto, é uma boa estratégia dentro das ações de Marketing de Conteúdo.
O texto âncora é uma espécie de frase “clicável” que ajuda no ranqueamento do Google. Geralmente, trata-se de uma palavra-chave relacionada ao assunto da página de destino.
Se você que ser autoridade em como “divulgar site de forma eficaz”, por exemplo, procure conseguir backlinks que possuam exatamente esse termo.
Mais do que saber o que são backlinks, é essencial entender a melhor maneira de usá-los dentro de uma estratégia de SEO e como conseguir links de qualidade. Listamos algumas dicas para você colocar em prática desde já!
Esses serviços que prometem bons links para o seu site ou blog podem acarretar em penalidades por parte do Google. Todo o seu esforço em obter posicionamento e autoridade pode ser prejudicado.
Como já explicamos, adicionar vários links de um mesmo domínio é considerado como um só pelo Google. Logo, é importante buscar novas fontes e diversificar ao máximo a origem dos backlinks.
Para garantir que o link é de qualidade, o ideal é pesquisar a autoridade do domínio e da página antes de acrescentá-lo no seu site ou blog.
Você pode obter essa informação através da ferramenta MOZ ou digitando o endereço no verificador da autoridade.
Estudar a concorrência também pode ser uma boa ideia. Confira os domínios que as demais empresas estão indicando e descubra se está sendo eficiente como estratégia de SEO.
Depois, trabalhe para oferecer conteúdo ainda mais completo para atrair a atenção dos mecanismos de busca.
A maneira de utilizar o backlink é diferente do link building, como já explicamos. Logo, se você quer garantir que o seu usuário veja dicas para divulgar sites nas redes sociais, por exemplo, insira o link o mais próximo possível da forma com que está na URL – conforme fizemos.
Agora que você entendeu o que são backlinks, é momento de colocar a mão na massa e incorporar essa ferramenta de SEO no seu site ou blog!
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